GOVERNO FEDERAL EXIGIRÁ O USO DE BIM A PARTIR DE 2021

June 22, 2018

O Governo Federal criou a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM, a qual exigirá o uso desta tecnologia a partir de 2021 em construções nacionais. Esta decisão faz parte do planejamento governamental e está prevista para ser publicada no Diário Oficial em julho deste ano.

                A primeira etapa deste processo ocorreu em 17 de maio de 2018, quando o presidente da República, Michel Temer, assinou o decreto n° 9.337/18 durante o Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), em Florianópolis (SC). Este decreto tem o objetivo de promover um ambiente adequado para o investimento da tecnologia, incentivando também o seu uso no território nacional.

                Mas o que ganhamos com esta nova lei? Segundo o professor Sergio Scheer, especialista participante do Comitê Estratégico de Implementação do BIM, “Os projetos serão melhor desenvolvidos e as construções terão mais qualidade. O setor sofrerá com menos desperdício e retrabalho, o que vai fazer com que o uso do recurso público envolvido seja melhor aproveitado. ”

                Há uma expectativa de que haja um aumento de 10% na produtividade do setor e uma redução de custo de até 20%, é o que aponta um estudo realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Ainda segundo este mesmo estudo, somente 5% das empresas utilizam BIM em seus projetos. Caso metade da cadeia de construção (em faturamento) adote esta ferramenta até 2028, o PIB deste setor ganhará um aumento de 7 pontos percentuais.

                Com visão empreendedora para o futuro, a Campestrini se tornou uma prestadora de serviços em BIM há mais de 10 anos. Neste tempo nos especializamos e criamos nossos próprios métodos na diminuição de tempo e despesas para a construção civil. Hoje, além de pioneiros na implementação de BIM no Paraná, também somos referência na utilização desta tecnologia que tanto beneficia nosso nicho de mercado.

                Para ter mais informações sobre a empresa e seus serviços, entre em contato pelo telefone (41) 3011-2267 ou pelo e-mail comercial@campestriniprojetos.com.br

 

Referência:

https://www.buildin.com.br/governo-federal-vai-exigir-uso-do-bim-a-partir-de-2021/

http://www.valor.com.br/brasil/5527603/temer-lanca-nova-plataforma-para-reduzir-custos-na-construcao-civil 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square