COPENHAGEN

A Cechinel, incorporadora e construtora de Balneário Camburiú trabalha com BIM na fase de projeto e na fase de obra.

Na fase de obra a metodologia BIM funciona em conjunto com a  metodologia de Lean Construction, especificamente de Last Planner.

Essencialmente o conceito de BIM trás a ideia de modelagem da informação baseados em modelos computacionais paramétricos. Na prática, entende-se que através de um modelo BIM (modelo computacional paramétrico) é possível gerar muito mais informação e também informação de qualidade, as quais podem e devem ser utilizadas para melhorar os processos de tomadas de decisão. Estas tomadas de decisão podem se referir a qualquer etapa do ciclo de vida de uma edificação.

Já o Lean Construction é um conceito para uma nova visão dos processos de produção da construção, essencialmente buscando a redução de desperdícios e foco exclusivo nas atividades que agregam valor ao cliente final. Assim, uma construtora e/ou incorporadora pode analisar os seus processos internos atuais e perceber onde pode torná-los mais eficientes e eficazes.

A junção dos dois conceitos tem sido trabalhada pelo Professor Rafael Sacks (autor do livro BIM Handbook) nos últimos anos, baseando-se na análise dos princípios e funcionalidades de cada conceito, e onde estes tem interações positivas e negativas. Este estudo é representado pelo quadro abaixo:

Interações positivas e negativas entre os 24 princípios de Lean Construction e 18 funcionalidades BIM. Sacks et al. (2010)

A  última publicação sobre o tema o livro “Building Lean, Building BIM” do Prof. Rafael Sacks, Samuel Korb e Ronen Barak publicado em 2017, o que demonstra que o tema possui bastante relevancia na academia.  

O Lean Construction analisa o processo atual e evidencia onde é necessário tomar novas decisões para melhorar o processo. BIM possibilita que as informações sejam modeladas de forma rápida, melhor e em maior quantidade para as tomadas de decisão.

Na Cechinel, os modelos são desenvolvidos no ritmo da obra, as atividades modeladas 3 meses antes da execução no canteiro. Dessa forma, é possível avaliar a execução quanto a compatibilização, disponibilidade de material, mão de obra e orçamento com a antecedência necessária., de forma mais minuciosa.

Além disso, são coletados dados de controle de produção da obra, que são atrelados aos elementos do modelo, permitindo uma melhora no planejamento e mediçãoo automática dos serviços.